quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Post à velho do Restelo

Ontem vi no Sol a notícia de que uma professora foi condenada por maus tratos a alunos.
Aparentemente, tratou-se de uns estalos e de uns puxões de orelhas...

Eu devo dizer que nunca fui "vítima de maus tratos" na escola primária. Mas tive colegas que foram, puxões de orelhas, palmadas, castigos, insultos... Uma pouca vergonha! E porque é que eu não fui e os outros foram? Porque eu me portava bem e os outros se portavam mal. Porque tinha muitos coleguinhas cuja educação deixava bastante a desejar por terem ambientes familiares menos bons, ou simplemente porque eram mais reguilas (hoje em dia diz-se hiperactivos).

Chocou-me bastante ir a algumas reuniões de encarregados de educação do meu irmão, que é 11 anos mais novo que eu, já ao nível do secundário. Os pais protestavam veementemente contra a carga de trabalhos de casa ("TODOS OS DIAS!!") e testes ("CHEGAM A SER 4 OU 5 NA MESMA SEMANA!!") e eu ficava com cara de parva a olhar para aquilo...
Mas... Não foi sempre assim??
Ora se todas as aulas começam ao mesmo tempo e acabam ao mesmo tempo e, em média, todos os professores fazem o mesmo número de testes por período, o mais natural é que vão todos calhar perto uns dos outros! Recordo-me bastante bem de ter dois testes no mesmo dia e nunca os meus pais foram dar sermões aos professores por causa disso, aliás, eu é que levava na cabeça se sequer me lembrasse de me queixar de tal coisa, porque imediatamente vinha o "E então??? Estás a estudar de véspera? Não tens a matéria em dia?!"

Olha eu lembrar-me de me ir dizer aos meus pais que a professora primária me tinha puxado as orelhas ou chamado algum nome... Havia de ser bonito... Duvido que tivesse sequer tempo de explicar a situação antes de estar de castigo com o caderno à frente a fazer 20 cópias! Isto porque os meus pais não questionariam que se tal tinha acontecido, era porque eu tinha feito alguma.

Mas agora é tudo traumático... Agora não se pode dar uma palmada aos meninos ou pô-los de castigo porque ficam traumatizados! Que cambada de traumatizados somos nós todos que frequentámos a escola antes da última década!

Atenção: eu não sou a favor que esse tipo de disciplina seja aplicado na escola! Nem pouco mais ou menos! Até porque os professores têm os seus próprios filhos para educar, portanto na escola deveriam estar a ensinar e não a educar os filhos dos outros! Mas infelizmente, sempre que falo com algum antigo professor meu, as queixas são as mesmas: não conseguem ter mão nos alunos, os miúdos, sejam os de 10 ou os de 18, são cada vez mais mal educados e menos respeitadores, não reconhecem a autoridade dos professores nem dos auxiliares e são protegidos pelos pais nestas atitudes, pelo que os professores acabam por ter pouca escolha: ou tentar ser os primeiros educadores dos serezinhos - e sofrer as possíveis consequências legais -, ou reconhecer que eles mandam e que ensinar só é possível quando lhes apetece e não quando está marcado no horário.

E depois as médias dos exames são baixas porque os professores são maus e os exames difíceis... É...


1 comentário: