sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A dieta do paleolítico

Um dos livros que li nestas férias foi A dieta do Paleolítico, do Dr. Loren Cordain. Era um assunto que eu já tinha explorado bastante e pareceu-me que estava na altura de ler livro, de forma a obter a informação completa e de uma forma concentrada.

Não sendo uma profissional da área, dificilmente tenho argumentos para validar ou contrariar o que é apresentado, no entanto parece-me fazer bastante sentido.

A dieta em si, é uma dieta muito simples: carnes magras, ovos, vegetais, fruta e ocasionalmente mel. Há alguns alimentos que, não fazendo parte da dieta real dos nossos antepassados, são permitidos, como é o caso do vinho, por existirem estudos que indicam o seu benefício (a menos nos casos de pessoas com algum tipo de doenças).

É com toda a sinceridade e consciência, reforço, da minha fala de argumentos, que questiono a "abolição" total do sal e dos tubérculos, bem como a limitação às carnes magras. Compreendendo que a segunda restrição está relacionada com o facto dos animais disponíveis na natureza terem uma quantidade de gordura muito inferior aos de criação, no entanto não vejo a necessidade de, no caso da carne, especialmente aves, de caça se remover a pele...

Considero que o livro é uma leitura importante para toda a gente, pois desmistifica alguns dos assuntos relacionados com nutrição que têm sido repetidos até à exaustão, ao ponto de se tornarem quase verdade, apesar de terem muito pouca base científica.

Recomendo a todos os curiosos da nutrição!

Sem comentários:

Enviar um comentário